II SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL DA UFBA

25/05/2015 05:04

2ª SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL DA UFBA:
 
- A UNIVERSIDADE E O SEU COMPROMISSO COM A LOUCURA
 
Maio traz em suas raízes o registro das lutas pela garantia de direitos e melhoria das vidas de "gentes" e povos e, em especial, o 18 de maio marca o Dia da Luta Antimanicomial. Frente ao cenário político e institucional dos serviços de saúde, em qual a saúde mental de todos se encontra cada vez mais fragilizada e ausente, o 18 de maio de 2015 não pode passar despercebido! Este dia convoca para a celebração da luta, lembrar o passado e apontar as conquistas, para olhar o presente e notar os elementos e desafios que se colocam para a luta. 
 
Nesse sentido, o Diretório Central dos/as Estudantes (DCE UFBA) e o Fórum Acadêmico de Saúde (Fas Ufba) estão organizando a II Semana da UFB(A)ntimanicomial (25 a 28 de maio), na tentativa de visibilizar cada vez mais a pauta e trazer à tona que a saúde mental é uma questão de todas e todos, sejam estudantes, professores/as, técnicos/as e terceirizados/as e questionar à Universidade quais as suas responsabilidades e compromissos com a Loucura!
 
Programação completa:
 
25 de maio (segunda-feira) - ONDINA ( AUDITÓRIO 2 DO PAF V )
 
18h: Apresentação do grupo de Teatro Os Insênicos 
19h: Mesa sobre Luta Antimanicomial e os atuais desafios da saúde mental no Brasil:
- Carolina Pinheiro (Psicóloga / Mobiliza RAPS);
- Helisleide Bonfim (AMEA - Associação Metamorfose Ambulante)
 
 
26 de maio (terça-feira) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (ICS); Anfiteatro 2º andar, Canela
 
18h: Roda de conversa com o tema "Invisibilidade da Saúde Mental na Formação em Sáude";
- Vládia Juca (Psicóloga e profª do IPSI/UFBA)
- Cláudia Miranda (Profª de Educação Física/FACED)
- Gustavo Menezes (Enfermeiro/ CETAD)
- Cláudia Oliveira (Psicóloga e Redutora de Danos)
 
 
27 de maio (quarta-feira) - SÃO LÁZARO (AUDITÓRIO DO RAUL SEIXAS)
 
13h: Sessão CINELOUCO - Exibição de vídeos sobre Medicalização;
- Lygia Viegas (Psicóloga/ Profª da FACED UFBA/ Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade) 
 
 
28 de maio (quinta-feira) - FACULDADE DE MEDICINA; 5º andar, Canela
 
13h: Mesa com tema "Saúde Mental, Universidade e Permanência"
15h: Encerramento Cultural com apresentação da Banda CAPS (usuários do CAPS AD de Pernambués)
 

Confirme presença em nosso EVENTO e PARTICIPE! :)

www.facebook.com/events/706651772790855/

[ INSCRIÇÕES PRORROGADAS ]

ATENÇÃO, ESTUDANTES DA UFBA - Campus Salvador e Vitória da Conquista

Continuam abertas as inscrições para a X SEVI-SUS/UFBA, organizada pelo Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA (FAS) juntamente com o Diretório Central das/dos Estudantes (DCE UFBA)!

A X Semana de Vivência Interdisciplinar no SUS da UFBA, é um estágio de vivência em que temos a oportunidade de conhecer um pouco os dispositivos de saúde do SUS e perceber a realidade de saúde em que o povo vive. É um momento, também, de conhecer os movimentos sociais, refletirmos acerca da nossa formação acadêmica e profissional, sobre o nosso papel na construção do sistema, além de proporcionar uma oportunidade única de exercer a interdisciplinaridade na saúde.
Mais do que isso, ela tem a finalidade de sensibilizar as/os estudantes para a compreensão de que o SUS é uma grande conquista do povo, direito de todas/os, e que nós, precisamos nos forjar como agentes de transformação social e lutar pra que o SUS ideal e o SUS real caminhem juntos, sendo um só!

Nessa edição, estamos abrindo a oportunidade para TODOS os cursos da UFBA - Campus Salvador e Vitória da Conquista!

A imersão da X SEVI-SUS acontecerá entre os dias 05 a 12 de agosto de 2018 (início das férias, confira a sua disponibilidade no ato da inscrição!) no município de Vitória da Conquista - BA.

AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS ATÉ O DIA 01/07 (Domingo).

Juventude com atitude, para defender a saúde!

 

ATENÇÃO, ESTUDANTES DA UFBA (campus Salvador e Vitória da Conquista)!

Estão abertas as inscrições para a X SEVI-SUS/UFBA, organizada pelo Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA (FAS) juntamente com o Diretório Central das/dos Estudantes (DCE UFBA)!

A X Semana de Vivências Interdisciplinar no SUS da UFBA é um estágio de vivência em que temos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Rede SUS e perceber a realidade de saúde em que o povo vive. É um momento também de conhecer os movimentos sociais, refletirmos acerca da nossa formação acadêmica e profissional, sobre o nosso papel na construção do sistema, além de proporcionar uma oportunidade única de exercer a interdisciplinaridade na saúde.

Mais do que isso, ela tem a finalidade de sensibilizar as(os) estudantes para a ideia de que o SUS é uma grande conquista do povo, direito de todas(os) e que nós precisamos nos forjar como agentes de transformação social e lutar pra que o SUS ideal e o SUS real caminhem sendo um só!

TODOS os cursos da UFBA Campus Salvador e Vitória da Conquista, podem participar da SEVI!!

A imersão da X SEVI-SUS acontecerá entre os dias 05 a 12 de agosto de 2018 (comecinho das férias, confira a sua disponibilidade no ato da inscrição!) No município de Vitória da Conquista - BA.

AS INSCRIÇÕES OCORRERÃO ENTRE OS DIAS 17/06 (DOMINGO) e 24/06 (DOMINGO). 

Leia mais (edital e ficha de inscrição): https://fas-forum-academico-de-saude.webnode.com/news/inscricoes-abertas-x-sevi-sus/

Juventude com atitude, para defender a saúde

Contato

Fórum Acadêmico de Saúde (FAS) Facebook: Fas Ufba
Página: FAS Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA
fas.ufba@gmail.com